top of page

Resumo do Dia - 16 de julho

Atualizado: 26 de jul.





Hoje, 16 de julho, foi o dia de delegados e delgadas trabalharem no formato de Grupos de Trabalho (GT) divididos por 15 subeixos temáticos que norteiam as propostas recebidas ao longo das etapas preparatórias nos 27 estados e DF. Cada um dos Grupos de Trabalho (GT) foi composto por uma média de 49 delegados(as), um facilitador(a), um coordenador(a) de mesa e os equipamentos de acessibilidade.  Os GTs seguiram as seguintes temáticas


Os três GTs que fazem parte do Eixo temático 1 “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”, são: “Conjuntura do controle social no Brasil”; “A participação social e a interação interseccional da pessoa com deficiência” e “Monitoramento e avaliação de políticas públicas”.


Para debater do Eixo temático 2 “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”, os grupos foram: “Estratégias das Políticas Públicas para promover o acesso das pessoas com deficiência considerando todo o ciclo de vida”; “Desafios da Articulação Interfederativa para a implantação da avaliação biopsicossocial de deficiência” e “Estratégias para o avanço, transversalidade e perspectiva das Políticas Públicas no processo de inclusão das pessoas com deficiência”.


O Eixo temático 3 “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência” foi trabalhado com por meio dos GTs: “Estabelecimento de um Referencial legal de financiamento público para criação do Fundo Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência”; “Caminhos para o financiamento de políticas públicas para pessoas com deficiência” e “Fortalecimento do controle social sobre financiamento das políticas públicas”.


Nas atividades do eixo temático 4 “Cidadania e Acessibilidade” os temas dos GTs foram: “Capacidade civil e tomada de decisão apoiada”; “Sistemas de apoio (direito de acesso à escola, trabalho, saúde, habilitação, reabilitação) e sistemas de proteção social”; “Estratégias para promover o protagonismo político das pessoas com deficiência”.


Já no eixo temático 5 “Os desafios para a comunicação universal” estiveram divididos nos GTs: “Acesso à informação instrumental e tecnológica”; “Tecnologias assistivas na informação e comunicação” e “Campanhas educativas de combate ao capacitismo e sobre direitos das pessoas com deficiência”.

Seguindo o processo de abertura, leitura e votação das propostas, aprimoramento das propostas e declaração para o documento Final, a carta de Brasília da 5ª CNDPD.

 

A atração mais esperada do dia foi o cantor Xangai que fez uma apresentação para o público presente, após o término dos trabalhos dos grupos, que reuniram-se na sala plenária para prestigiar o artista.

Comments


bottom of page