top of page

Resumo dia 2 (15 de julho)



Resumo do segundo Dia da Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

 

O segundo dia da CNDPD começou com a apresentação cultural Fanfarra Me Chama Pelo Nome, um grupo musical anti-capacitista de Brasília, para aquecer os motores para a Plenária da manhã.


Os trabalhos na plenária deram início às 9 horas quando aconteceu a aclamação do documento do Regimento Interno da 5a CNDPD e, após isso, uma palestra estava prevista para tratar do tema do eixo 1 "Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência". Para esta palestra marcaram presença Renato Simões (SNPS/SG/PR), Lais Vanessa Carvalho de Figueiredo Lopes (Confoco) e Siana Guajajara (Acessibilindígena). A mediação ficou por conta da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.


Já na palestra sobre “Garantia de acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada", estavam presentes: Naira Gaspar (Diretoria da Pessoa com Deficiência/SNPD), André Quintão (secretário Nacional de Assistência Social/MDS) e Izabel Maior (professora/UFRJ). O mediador da palestra foi Roberto Tiné, do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).


Seguindo a ordem dos eixo temáticos, os delegados e delegadas acompanharam a palestra do eixo 3 "Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência". Apresentado pela representante do Conselho Nacional de Saúde, Vitoria Bernandes, o pesquisador em Finanças Públicas, Carlos Kerbs e Carlos David Carneiro Bichara, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados e mediado pelo do diretor de Relações Institucionais/SNPD, Antonio José.


Para o quarto eixo, sobre "Cidadania e Acessibilidade", houve a apresentação do desembargador federal Pablo Zuniga Dourado, de Ricardo Tadeu Bugarim Duailibe (TJ Maranhão) e Martinha Clarete Dutra Dos Santos, integrante da Rede Ibero-americana para o Desenvolvimento dos Sistemas Educacionais Inclusivos (OEI). A mediação esteve por conta de Nancy Castro Segadilha, do Conade.


O eixo temático 5 aborda "Os desafios para comunicação universal", e quem tratou do tema foram: Luanna Sant’Anna Roncarantii (SGD/MGI), Falk Soares Ramos Moreira (IFB) e Mariana Cartaxo (Programa de Acesso Digital no Brasil).E com mediação de Ludymilla dos Santos Chagas, do Conade.



Clique aqui para ver a galeria de Fotos do dia 2 da CNDPD







Comentarios


bottom of page